quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carta de uma criança Índigo a um professor


Olá e obrigado por ler a minha carta.
Eu sou aquela criança que normalmente não pára quieta na carteira, e a quem está sempre a dizer para se calar. É que às vezes eu entendo as coisas antes do Senhor acabar de explicar a matéria e se tem de repetir, aborreço-me. Às vezes posso ser muito mal educado ou explosivo para chamar a atenção. Gosto de falar de temas que o senhor "acredita" não serem para a minha idade. Está sempre a dizer aos meus pais que não consigo aprender, no entanto se alguma coisa me interessa aprendo facilmente, mas quando já tenho conhecimentos suficientes ponho de lado porque me aborreço.
Não contesto a autoridade mas o entendimento e as explicações. Aprendo por imitação, o seu exemplo para mim é muito importante. Segundo o senhor estou sempre a transgredir as normas e a criar outras. Sou esse gênio em "potência" que se concentra-se em algo seria melhor...
Os meus pais levaram-me ao médico e dizem que tenho ADHD, uma coisa chamada Deficiência de Atenção com Hiperatividade, e isso quer dizer que não paro quieto, não posso prestar atenção durante muito tempo, distraio-me facilmente e além disso sou hiperativo.
O médico queria que eu tomasse Ritalina ( a minha mãe recusou dizendo que as anfetaminas criam toxicodependentes), então, ela investigou e agora faço coisas que direcionam a minha energia ( desporto, artes marciais, Tai-chi, Yoga ) e evita dar-me alimentos com açúcar ou glicose e sinto-me mais calmo.

Não gosto que me tratem como criança, talvez saiba menos de certas coisas, mas isso não significa que não saiba, estou no meu processo.
Dê-me mais tempo para assimilar as coisas, pois aprendo de maneira diferente.
Se eu não aprendo de uma forma tradicional... porque usa sempre a mesma maneira? Quem sabe se fosse um método mais prático? Estou sempre a perguntar... porquê? Isso não quer dizer que o estou a pôr à prova, tenho somente curiosidade.
Se não souber a resposta diga-me. Não seja evasivo, guie-me para eu encontrar a resposta.
Gostaria que me incluísse quando tomasse decisões que me afetam, não sou simplesmente mais um aluno.
Gostaria que reconhece-se que sou diferente e não que me classificasse como diferente. Não sou nem mais nem menos que o senhor.
Se me explicasse para que serve o que estudamos e que para conseguir certas coisas preciso de disciplina, reagiria de maneira diferente.
Quando não me conseguir concentrar faça alguma atividade para me distrair: um jogo, música, dança ... Mas não grite comigo. Sei que muitas vezes se desespera na sala de aula pois nenhum de nós lhe prestamos atenção. Já se preocupou em saber o que realmente nos interessa?

Despeço-me com Amor

José Manuel
( este texto foi escrito por José Manuel Piedrafita Moreno, Educador e Índigo Adulto. É livre de usar e divulgá-lo desde que não altere integral ou parcialmente, incluindo os créditos).

MLSA
Atendimento Educacional Especializado
AEE/NAE
São José do Rio Preto/SP


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SORRI MESMO QUE TENHA MUITOS MOTIVOS PRA CHORAR


Djavan
Sorri
Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Smile

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DIVULGAÇÃO DE CURSO SOBRE SÍNDROME DE DOWN

Estamos fazendo a divulgação do “VI Curso Teórico-Prático – A linguagem escrita em crianças com síndrome de Down na fase pré-escolar” que será realizado em 26/03/2011 no Auditório do CEPEC-SP (Rua Morishigue Akagui, 51 – Morumbi – SP/SP).
Informações sobre esse evento diretamente com as Coordenadoras 
O CEPEC-SP apóia as comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down. 
Saudações, 
Equipe do CEPEC-SP
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO - CEPEC-SP
2ª a 6ª das 9hs às 18hs - (11) 3721-3589 / 3721-6200 - Fax: 3721-9175
Nova turma do "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SÍNDROME DE DOWN" - Fev/2011
Formação de turma para o "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO E GENÉTICA HUMANA" - 2011
Contato: cursoespecializacao@sindromededown.com.br ou (11) 3721-3589 / 3721-6200 / Nextel 7805-8446 ID: 118*82124 c/ Fátima.
www.sindromededown.com.br - nosso site tem o apoio de Jet Sites - http://blog.jetsites.com.br/
Dia Internacional da Síndrome de Down: 21/03

Eu pensando...



A vida nos leva a tomar decisões que talvez nos façam começar tudo de novo.
E é aí que se percebe que é preciso ter coragem e determinação pra não se deixar
abater. Levantar a cabeça e seguir sem fazer julgamento do que os outros vão pensar
ou ainda o eles vão dizer de você. É preciso ter a sensibilidade de sentir o orgulho dentro do coração queimar, fazendo ecoar no consciente o sabor da derrota de ter que voltar atrás.
Ter que assumir que as escolhas feitas não deram certo e é aí que mora a moral cristã, dando duas posturas a seguir e sentir.
Nada nessa vida é pra sempre e tudo aqui é aprendizado, ou nos disponibilizamos a aceitar essa condição e usamos isso para aprender a viver melhor na fraternidade para conosco e para com os nossos semelhantes, ou vamos ter que repetir muitas e muitas vezes o nosso erro. Ficando a mercê desse orgulho tão egoísta que nos impede de seguir o caminho da evolução da moral cristã.
E vai ser a postura de como levar as coisas de agora em diante que vão dizer e mostrar o verdadeiro valor que existe em nós, mediante as dificuldades que vão nos exigir atitudes honestas e dignas que irão orientar-nos a seguir o melhor caminho sempre.
Que Deus nos abençoe!
Luciana Renata Zanin-22/02/2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011





Chico Buarque & Maria Bethânia
Sonho Impossível 

Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS POR ME ENVIAR ANJOS COM O PSEUDÔNIMO DE AMIGOS.
PEÇO QUE DEUS ABENÇÕE A ELES E SEUS FAMILIARES E QUE CADA UM RECEBA O QUE PRECISA.
NÃO ESTOU PRESENTE O TEMPO TODO MAS MINHA LEMBRANÇA NÃO FALHA EM ESTAR COM ELES.
NO MEU CORAÇÃO VAI A CHAMA DA AMIZADE QUE NÃO SE APAGA E É ETERNA, POIS NEM A VIDA TEM FIM COM A MORTE E NOSSOS LAÇOS SE ESTENDEM EM OUTRAS ESFERAS.
QUERIDOS AMIGOS AMO VOCÊS E ESPERO QUE MEU CARINHO CHEGUE SEMPRE COMO UMA LEMBRANÇA BOA E UMA DOCE SAUDADE.
É DE CORAÇÃO QUE ESCREVO ESTE TEXTO.♥





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

APRIMORAMENTO EM NEUROEDUCAÇÃO




CEFAC RIBEIRÃO PRETO

CEFAC BAURU

Aprimoramento em NEUROEDUCAÇÃO

a Ciência do Cérebro e do Comportamento Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem




A Neuroeducação abrange um campo interdisciplinar de conhecimentos envolvendo, entre outras, a neurociência, a pedagogia, a fonoaudiologia e a psicologia, tendo em vista desenvolver métodos de ensino eficazes e com sólida base científica. Embora seja uma ciência relativamente nova, a Neuroeducação tem experimentado grande crescimento mundial na medida em que, tendo como objetivo criar melhores condições de ensino e aprendizagem, procura levar, para a prática diária dos educadores, descobertas importantes sobre os processos de aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem oral e escrita e outros conhecimentos acerca do desenvolvimento humano. A escola deve ser, por excelência, o espaço ideal para a aprendizagem. Porém, quem ensina deve ser capaz de dominar, além do conteúdo que professa, conhecimentos a respeito de como as informações que estão sendo passadas são processadas pelo cérebro do aprendiz, a ponto de garantir a assimilação, a manutenção na memória, a recuperação e o uso de tais informações. Dificilmente uma aprendizagem sólida, duradoura e de qualidade pode ser alcançada sem tal base de conhecimentos. Deve-se considerar, ainda, as diferenças pessoais, os diversos estilos de aprendizagem e os possíveis transtornos que afetam a aprendizagem, o desempenho escolar e a própria adaptação social, como é o caso da deficiência mental, do autismo, dos distúrbios de aprendizagem e da dislexia. A Neuroeducação tem, como um de seus propósitos, compreender tais diferenças e analisar o impacto de tais transtornos sobre o aprendizado dos alunos, tendo em vista formar os educadores, não só para que possam detectar tais problemas mas, principalmente, para que se tornem capazes de desenvolver melhores estratégias de ensino e de aprendizagem.
Objetivo:
Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação. no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos

· Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
· Identificar perfis neuropsicológicos na normalidade e nos principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
· Desenvolver e aplicar, nas práticas diárias de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem;
· Desenvolver estratégias de ensino que possam ser aplicadas na educação especial visando a inclusão escolar e social.
Programa:
Módulo 1 - Anatomia e Fisiologia
Módulo 2 - Processos cognitivos de sensação, percepção, atenção e memórias relacionados a neuroeducação
Módulo 3 - Processamento e aprendizado da linguagem oral
Módulo 4 - Processamento e aprendizado da linguagem escrita
Módulo 5 - Perfil neuropsicológico no desenvolvimento normal
Módulo 6 - Psicofármacos e suas interferências na situação escolar
Módulo 7 - Processamentos auditivo e visual
Módulo 8 - Como relacionar as neurociências e a sala de aula I
Módulo 9 - Como relacionar as neurociências e a sala de aula II - planejamento escolar
Módulo 10 - Dislexia
Módulo 11 - Discalculia
Módulo 12 - Distúrbios neuro-psiquiátricos
Módulo 13 - Estratégias para estimulação I: atenção e memórias
Módulo 14 - Estratégias para estimulação II: linguagem e funções executivas
Módulo 15 - Estilos de ensino e aprendizagem
Público:
Fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos,pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.
Corpo Docente Previsto:
Cintia Salgado
Jaime Zorzi
Márcia Toledo
Maura Ligia Sanchez
Mônica Weinstein
Rubens Wajnsztejn
Simone Capellini
Telma Pantano
Coordenadores:
Prof. Dr. Jaime Zorzi e Profª Drª Telma Pantano

Duração
15 módulos mensais de 10 horas-aula cada ( 1 sábado /mês )
Carga Horária:
150 horas/aula
Módulos:
15
Horário:
das 8:00 às 17:00 H
Dias:
1 sábado/mês
Inscrição:
R$100.00
Valor Mensalidade:
R$250.00

50 % de desconto na taxa de inscrição para alunos e ex-alunos do CEFAC.
 INSCRIÇÕES ATÉ 28/02
INÍCIO PREVISTO : MARÇO/ABRIL 2011

Local do curso em Ribeirão Preto : Hotel Plaza Inn Master
Local do curso em Bauru : Instituto Open.
INSCRIÇÕES PELO SITE     www.serfono.com.br

Dúvidas:MSN cehpm@hotmail.com/  fone (14 )30117433




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sempre ao meu lado


Você sempre vai ser meu exemplo de justiça honra e dignidade.
Temporariamente estaremos afastados mas pela graça do Pai Maior
sei que você poderá no momento certo me guiar e continuar sendo
meu Pai do coração.
Te amo e sempre vou te amar.

EU


RecadosOnline

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Skinner

Skinner
Comportamental ♥

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Psicanálise ♥

Psicanálise ♥
Sigmund Freud

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Primeira Infância...♥

Primeira Infância...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

Escola da Ponte

"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.

SIMPLES ASSIM....

SIMPLES ASSIM....

Amo Psicologia

Eu sigo

Agenda dos blogs

contador visitas blog

IMPORTANTE:

Todas imagens aqui postadas e várias mensagens são de autoria de outros blogs que sigo e de alguns lugares da internet. Algumas mensagens são de minha autoria. O meu ideal é a divulgação de assuntos, textos, artigos, mensagens, imagens ou seja tudo, que possa ajudar a elevar nossa energia e que nos faça sentir melhor, buscando a força em nosso Pai Maior e seus anjos. Se eu ofender a alguém com algum post sem ter dado o devido crédito peço perdão e por favor me comuniquem. (luedimar21@gmail.com)
Obrigada queridos (as) irmãos e irmãs.

Mostrou o amor e o perdão

Mostrou o amor e o perdão
Caridade da doação

Prece de Cáritas

Prece de Cáritas
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade.Deus dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito Verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.Senhor que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste, piedade senhor para aqueles que não os conhecem e esperança para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz,a esperança e a fé. Deus, um raio uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra,deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.Um só coração, um só pensamento subirá até vós,como um grito de reconhecimento e de amor.Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! bondade oh! beleza oh! perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fara´das nossas almas o espelho onde se refletirá a vossa imagem. Que assim seja!