domingo, 29 de maio de 2011

3° CONGRESSO INTERNACIONAL DE TDAH.........


3rd. International Congress on ADHD
3o.
Congresso Internacional do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade    
Berlim, 27 de Maio de 2011   
Caro(a) Luciana Renata Zanin  
 
Começo esse “Direto de Berlim” com a mesma frase que iniciei o “Direto de Anaheim” em 2009: “Esse país parece ter nascido de novo!”. Naquela época me impressionou a indisfarçável esperança do povo americano em Barack Obama, dessa vez emociona ver o renascimento da Alemanha unida após a histórica queda do “muro da vergonha” em 1989. No auge da guerra fria, o muro não separava apenas a Berlim Ocidental da Oriental, mas simbolizava a divisão do mundo entre capitalistas e socialistas. A queda do muro foi o primeiro passo para a reunificação alemã em 1990. E que reunificação! Os alemães orientais foram recebidos com cerveja gratuita na Berlim ocidental, os alemães ocidentais finalmente puderam comemorar através das portas de Brandenburgo. O nacionalismo alemão deu fim à desigualdade socioeconômica até então vigente e, a despeito da crise mundial, continua crescendo, sendo hoje a maior economia da Comunidade Européia.
Cheguei a Berlim após 3 horas de carro (Ribeirão Preto - São Paulo), 12 horas de avião (São Paulo - Frankfurt) e 4 horas de trem (Frankfurt - Berlim), esse trecho graças ao fechamento dos aeroportos alemães provocado pelas cinzas vulcânicas vindas da Islândia.
Ontem foi a abertura do congresso com a conferência magna da Professora Margeret Weiss do Canadá que mostrou resultados inéditos de um grande estudo observacional realizado ao longo de anos com crianças em tratamento de TDAH. O estudo traz contribuições importantes e evidências científicas inquestionáveis acerca da superioridade dos psicoestimulantes de longa ação sobre os de curta ação. Especialistas, pacientes e familiares observam isso também no dia a dia, no entanto, só agora estão chegando evidências científicas definitivas..
Qual a importância disso para todos nós? Essas medicações de ação prolongada, embora contenham o mesmo sal da de curta ação, o metilfenidato, apresentam melhor controle dos sintomas, menos efeitos indesejáveis e maior aderência ao tratamento, entretanto, são bem mais caras. Como não estão na lista de medicamentos de alto custo do SUS (exatamente pelas poucas evidências científicas de superioridade até então), os pais vinham sendo orientados a procurarem o Ministério Público para, através de processo com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, conseguir a medicação de forma gratuita da Prefeitura de sua cidade. Aliás, felizmente, a maioria tem conseguido por conta do bom senso dos nossos juízes ao acatarem as referências até então disponíveis, baseadas em guias internacionais de prática clínica (os famosos guidelines). Esperamos que agora fique mais fácil. A Professora Weiss deu ênfase também à má higiene do sono das crianças e adolescentes nos dias de hoje. Ela apresentou dados que indicam claramente que crianças com TDAH frequentemente apresentam distúrbios do sono (54%! apresentam parassonias, ou seja, distúrbios do tipo falar dormindo, ranger os dentes, sonambulismo, etc.) independente do uso de psicoestimulantes e, ao terem seus maus hábitos de sono corrigidos, apresentam melhora nos sintomas do TDAH. Temos insistido nesse ponto, pois também existem evidências de que a privação do sono provoca sintomas de TDAH mesmo em crianças não portadoras do transtorno. No quadro abaixo reviso com vocês algumas orientações básicas de higiene do sono.
Hoje, quinta-feira, a sessão plenária do congresso foi aberta, para orgulho de todos nós, pelo Professor Luis Augusto Rohde da Universidade do Rio Grande do Sul. O Professor Rohde é uma das maiores autoridades mundiais na área, ele e seu grupo (PRODAH) têm uma vasta produção científica de alta qualidade e é ele, sem dúvida, o maior responsável pela formação de outros novos e promissores cientistas Brasileiros na área de Saúde Mental infantil. O Professor Rohde foi brilhante em sua apresentação e abordou os desafios atuais na elaboração dos novos critérios diagnósticos para o TDAH no DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística em Transtornos Mentais). Ele faz parte do comitê que elabora a nova edição a ser lançada em 2013. Na sua fala fica claro o trabalho sério desse comitê, os enormes avanços na compreensão e diagnóstico desse transtorno, bem como as atraentes perspectivas de pesquisa na área.
Podemos observar nas várias sessões, especialmente nessa coordenada pelo Rohde, um quase consenso de que os subtipos do TDAH, ou seja, a combinação dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade sofrem modificações ao longo da vida e que a nova classificação deve contemplar esse aspecto. É bem comum vermos, por exemplo, um menino extremamente hiperativo na primeira infância que ao longo da primeira década de vida e início da puberdade torna-se menos agitado e muito mais desatento com consequente maior prejuízo acadêmico.
Outras possíveis mudanças no DSM-V são a retirada do critério referente à necessidade de os sintomas estarem presentes antes dos 7 anos de idade e o número de sintomas necessários segundo a fonte de informação (pais ou professor). Fica absolutamente claro que sem as informações do professor não é possível diagnosticar o TDAH, e isso finalmente vai constar no referido manual. Nesse momento tem início a sessão de temas livres, é um dos pontos altos de todo congresso. Qual o motivo de satisfação? Dos 452 trabalhos julgados e aceitos pelo comitê científico do congresso, 28 são de Brasileiros, 6,2% desse que é um parâmetro de produção científica mundial na área! Parabéns Brazucas! Amanhã, nós do PROJETO ATENÇÃO BRASIL estaremos lá com três estudos representando nossa COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA. Você pode ver os estudos nos links enviados no Notícias do Cérebro dessa semana.
Grande abraço e amanhã tem mais!
Marco A. Arruda
 Entre no site da comunidade e saiba mais.....

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PAI....QUEM FALOU QUE IA SER FÁCIL ?

PAI NÃO TEM COMO NÃO TE LEMBRAR E QUERER TER TEUS BRAÇOS PRA ME ENFIAR 
E ME ESCONDER.....
PAI EU TÔ TENTANDO JURO....
SAUDADE NEM CABE NO PEITO, TRANSBORDA NOS OLHOS E SOME NO HORIZONTE...
QUALQUER DIA PAI A GENTE VAI SE ENCONTRAR....♥♥♥




terça-feira, 24 de maio de 2011

XXI Congresso Brasileiro I Congresso Internacional ABENEPI




 

XXI Congresso Brasileiro
I Congresso Internacional
ABENEPI
22 a 25 de junho de 2011
Prezados cidadãos da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA,
Como presidente da Abenepi Nacional no biênio 2009/2011, tenho o prazer de colocar o quanto foram importantes e significativos estes dois anos com grande trabalho junto aos capítulos e núcleos realizado por uma série de eventos sobre saúde mental infantil. Nossa busca máxima é sem dúvida divulgar o conhecimento científico, mas também preparar e incentivar a todos para o XXI Congresso Nacional da ABENEPI, que em 2011 assumirá a categoria de I CONGRESSO INTERNACIONAL da ABENEPI, a ser realizado na cidade de São Paulo.O tema de nosso congresso “A Criança e o Adolescente na Pós- Modernidade” nos permite ampla e significativa discussão sobre o como a criança e o adolescente estão inseridos neste novo e complexo mundo com diferentes propostas de atuação das diversas profissões da saúde. Os temas surgiram da necessidade que sentimos de nos integrarmos a esta realidade e de aceitarmos o desafio que tal busca propõe. Mais uma vez será um grande encontro para todos, porque teremos ao mesmo tempo a convivência científica e harmônica de diferentes linhas e pensamentos teóricos, associados à prática de atuação que muitas vezes diferem, mas que sempre se completam, formando e mostrando que a multidisciplinaridade é necessária e indispensável a todos nós.Teremos convidados internacionais de alto valor científico que engrandecem o programa e que aceitaram sem restrições participar do nosso evento, assim como nomes nacionais da mais alta qualidade.Também teremos a participação direta de pais e professores em sessões, onde poderão discutir com especialistas.Além dos tradicionais apoios e a participação de diversas sociedades científicas, que de antemão agradeço, é importante frisar que neste período solidificamos parcerias com diversas Sociedades e Associações que também estarão presentes neste grande encontro.Acompanhem as datas importantes através do site do congresso e procurem enviar com antecedência suas inscrições para temas livres e pôsteres.Esperamos fazer desse Congresso um lugar para que os nossos associados e profissionais da área possam rever os amigos, fazer novas amizades e discutir democraticamente temas científicos sobre desenvolvimento infantil. Aguardo vocês em junho de 2011. Silvia Maria Ciasca

REALENGO. SABE QUAL O SIGNIFICADO?



Você sabe qual o significado da palavra realengo? Segundo nosso sempre prestador amigo Aurélio, Realengo pode ser real, régio, mas também, sem dono, público ou até mesmo, em desordem, entregue às moscas e abandonado. Veja a crônica que escrevi, tem tudo a ver com a situação da Saúde Mental em nosso país. Gostaríamos de saber sua opinião, a realidade da sua escola, da sua cidade ou do seu estado. A COMUNIDADE é um espaço aberto para sua participação e ela é fundamental para irmos adiante.
Na semana passada matéria da Folha de São Paulo divulgou dados do Projeto Atenção Brasil sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em nosso país. No entanto, como dizem na linguagem jornalística, “fizeram um recorte” das informações dando destaque apenas ao que interessava a eles. Em outras matérias, como no Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Veja online as informações foram mais abrangentes. Em outro artigo apresento todos os dados que tenho certeza pode lhe interessar.
Nesta semana partimos para o 3º Congresso Mundial de TDAH que será realizado na Alemanha, de lá enviaremos para você o “Direto de Berlim”, com todas as novidades da área, inclusive informações sobre uma nova medicação que acaba de chegar no Brasil trazendo novas opções de tratamento. Lá apresentaremos três estudos em forma de pôsteres, os quais você já pode acessar aqui.
Por fim uma ótima notícia, a diretoria da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins) estendeu os descontos dados aos seus sócios para os cidadãos da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA na inscrição para o XXI Congresso que esse ano tem o lema: “A criança e o adolescente na Pós-Modernidade”. O congresso é o ponto alto da Neurologia e Psiquiatria Infantil Brasileira e ocorrerá de 22 a 25 de junho próximo na UNIP (campus Paraíso) em São Paulo. Confira aqui a programação e os valores de inscrição, o “presente” da ABENEPI para nossa comunidade realmente é especial.
Nos vemos lá!
Marco Antônio Arruda


Realengo. Adj. 1. Real; 2. Régio. 3. Bras. Sem dono; público.
Ao realengo. Em desordem; entregue às moscas; abandonado (Aurélio).
Com uma população estimada de 236 mil habitantes, Realengo figura na 89ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da cidade do Rio de Janeiro.
Passado o casamento real e a morte de Bin Laden, não se fala mais do massacre de Realengo. Seria melhor esquecer?
Ao ouvir o ilustre governador carioca se referir ao atirador como um “animal”, tive a convicção de que a questão da Saúde Mental infantil no Rio de Janeiro, como em todo o Brasil, não podia ir bem.
Num passado não tão distante, portadores de esquizofrenia eram queimados em fogueiras acusados de possessão demoníaca pela Inquisição. Não se reconhecia àquela época esse transtorno neurogenético que provoca profundas alterações no funcionamento cerebral, devastando a vida do portador e de sua família. Não se sabia também que a herdabilidade da esquizofrenia é altíssima, em torno de 0,8 (basta lembrarmos que estatura, a característica humana de maior herdabilidade, tem valor 1).
Qual a correlação de fatos aparentemente tão diversos?
TDAH no Brasil, o que a Folha de SP não mostrou: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno neuropsiquiátrico mais frequente da infância e se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade (1). Esse transtorno neurobiológico, uma das condições médicas mais estudadas na infância, provoca um expressivo impacto (prejuízo) na vida do portador, de sua família e da sociedade o que o torna um problema maior de Saúde pública em todo o mundo (3).
Apesar da variabilidade nos achados de prevalência do TDAH ao redor do mundo, um estudo de metanálise realizado por Guilherme Polanczyk estimou a prevalência mundial em 5,3% (4).
Entre as variáveis que podem interferir nas taxas de prevalência as principais são a necessidade de múltiplas fontes de informação (pais e professores) e a necessidade de presença de prejuízo provocado pelos sintomas em vários contextos da vida da criança, aliás...Para ler mais acesse o site da comunidade aprender criança.

domingo, 15 de maio de 2011

Convite

ESSA SEMANA QUE SE INICIA ESTÁ LHE FAZENDO UM CONVITE: PRESTE ATENÇÃO AOS
DETALHES DA NATURZA A SUA VOLTA, ELES SÃO SINAIS QUE DEUS LHE ENVIA DE QUE
ELE ESTÁ AQUI E MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA.
BOA SEMANA PARA TODOS.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lembranças




PAIE
SAUDADI
1 MÊS SEM VOCÊ AQUI.
PESSOAS VIVAM NÃO SÓ EXISTAM....

terça-feira, 10 de maio de 2011

ATENÇÃO: SEMINÁRIO DE PESTALOZZI A KARDEC NÃO PERCAM

CEFA - CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
SEMINÁRIO
"DE PESTALOZZI A KARDEC:
BASES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
 
4 DE JUNHO DE 2011 - SÁBADO 
14h30 ÀS 18h30
CEFA - CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
Rua Benedito Guagliardi nº 291 - Romano Calill – SJRP/SP

COM O EDUCADOR:
MARCUS DE MÁRIO
EDUCADOR - ESCRITOR  - EDITOR DO PORTAL ORIENTAÇÃO ESPÍRITA
- CENTRO ESPÍRITA HUMILDADE E AMOR -  RIO DE JANEIRO/RJ
 
Conteúdo:
- Vida e obra de Pestalozzi.
- O
pensamento pedagógico de Pestalozzi
- A família como base da educação e a escola como uma família
- Vida e obra de Allan Kardec.
- O pensamento pedagógico de Kardec.
- A educação do espírito imortal.

sábado, 7 de maio de 2011

AME A SUA FAMÍLIA


Tua Família Anjos de Resgate
Percebe e entende que os melhores amigos
São aqueles que estão em casa, esperando por ti
Acredita nos momentos mais difíceis da vida
Eles sempre estarão por perto, pois só sabem te amar
E se por acaso a dor chegar, ao teu lado vão estar
Pra te acolher e te amparar.
Pois, não há nada como um lar
Refrão:
Tua família volta pra ela
Tua família te ama e te espera.
Para ao teu lado sempre estar
Tua família volta pra ela
Tua família te ama e te espera
Para ao teu lado sempre estar
(Tua família).

As vezes muitas pedras surgem pelo caminho
Mas em casa alguém feliz te espera, pra te amar
Não, não deixe que a fraqueza tire a sua visão
Que um desejo engane o teu coração
Só Deus não é ilusão
E se por a caso a dor chegar, ao teu lado vão estar
Pra te acolher e te amparar
Pois não há nada como o lar.

Tua família volta pra ela
Tua família te ama e te espera
Para ao teu lado sempre estar
Tua família volta pra ela
Tua família te ama e te espera
Para ao teu lado sempre estar
(Tua família)
Tua família
Nossa família




by:(((CaUzInHa)))

HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES


Maria E O Anjo Anjos de Resgate
Quem serás tu? Criatura bela
Que encheu meu quarto com tua luz,
O teu olhar me trouxe a paz
Tua presença me refaz.

E sou o anjo Gabriel
Venho em nome do Senhor
Darás a luz ao salvador
Serás a mãe do Emanuel

Porque teus lábios tremem tanto assim?
Porque não tira os teus olhos de mim?

Há tanta graça a estar diante de ti
E o céu inteiro espera por teu sim.

Não temas doce anjo do Senhor
Escuta o que agora eu vou falar
Sorria e vai ao céu anunciar
Sim eu serei a mãe do Salvador

Ave Maria, quanta alegria,
O céu se encheu de luz, pois vai nascer Jesus,
Santa Maria, Deus escolheu-te bem,
E todos os anjos cantam amém

Porque teus lábios tremem tanto assim?
Porque não tira os teus olhos de mim?

Há tanta graça está diante de ti
E o céu inteiro espera por teu sim.

Não temas doce anjo do Senhor
Escuta o que agora eu vou falar
Sorria e vai ao céu e anunciar
Sim eu serei a mãe do Salvador

Ave Maria, quanta alegria,
O céu se encheu de luz, pois vai nascer Jesus,
Santa Maria, Deus escolheu-te bem,
E todos os anjos cantam amém

Santa Maria, Deus escolheu-te bem,
E todos os anjos cantam amém

UMA SINGELA HOMENAGEM PARA OS QUE SÃO MEUS AMIGOS(AS).♥


Amigo Irmão Anjos de Resgate
Colhendo os sonhos que Deus plantou
No solo fértil do seu coração
Vejo dor, mas também vejo esperanças,
Que o senhor depositou em suas mãos.
Eu sempre estarei ao lado seu
Mesmo longe acredite: sou eu!
Corações que o senhor Deus escolheu
Para serem eternamente irmãos.

Refrão
Os amigos são pra sempre quando vivem como irmãos
Quando deixam que o senhor seja o Deus dessa união
Essa vida só não basta para o mundo compreender
Que o amor que Deus nos dá nos faz irmãos.

Com a fé e o amor que Deus lhe deu
Fluirá do seu viver uma geração
E cantaremos juntos tudo o que você viveu
Porque Deus nos fez irmãos!
Eu sempre estarei ao lado seu
mesmo longe: acredite sou eu!
Corações que o senhor Deus escolheu
Pra pulsarem juntos como irmãos

domingo, 1 de maio de 2011

PINTORES COM A BOCA E OS PÉS INCRÍVEL...

Limitados são aqueles indíviduos que não conseguem enxergar tudo o que já consquistaram de bom.
Não valorizam a vida mesmo sendo perfeitos fisicamente e mentalmente.
Buscam o pessimismo em tudo o que fazem e no que os outros fazem.
Não agradecem tudo o que tem em sua volta o Sol, a Lua, o Ar, a Chuva, os Animais, a Natureza.
É limitado aquele que ainda não consegue abraçar o seu filho (a) ou qualquer pessoa que lhe seja íntima.
Todos viemos para sermos irmãos cooperando, amando, perdoando, sendo caridosos, mas esquecemos, então sofremos porque cada um é por seu  umbigo. O melhor cargo, a maior fatia do bolo, a influência melhor e ou o melhor título de cientista. Com que finalidade?


A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos. Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.
Uma vez que se tornam “membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais.

A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros especiais importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por não possuírem o uso das mãos.
A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos. A principal preocupação da associação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.
INDEPENDÊNCIA, AMOR E ARTE
Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas "normais"; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.
Essa pessoas são exemplos de superação de auto sutentabilidade coletiva. Tornaram suas dificuldades as suas maiores vitórias.
Visite o site www.apbp.com.br e conheça os artistas e suas histórias 
e colabore, divulgue faça a sua parte, eu faço a minha.
Luciana Zanin♥

EU


RecadosOnline

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Skinner

Skinner
Comportamental ♥

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Psicanálise ♥

Psicanálise ♥
Sigmund Freud

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Primeira Infância...♥

Primeira Infância...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

Escola da Ponte

"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.

SIMPLES ASSIM....

SIMPLES ASSIM....

Amo Psicologia

Eu sigo

Agenda dos blogs

contador visitas blog

IMPORTANTE:

Todas imagens aqui postadas e várias mensagens são de autoria de outros blogs que sigo e de alguns lugares da internet. Algumas mensagens são de minha autoria. O meu ideal é a divulgação de assuntos, textos, artigos, mensagens, imagens ou seja tudo, que possa ajudar a elevar nossa energia e que nos faça sentir melhor, buscando a força em nosso Pai Maior e seus anjos. Se eu ofender a alguém com algum post sem ter dado o devido crédito peço perdão e por favor me comuniquem. (luedimar21@gmail.com)
Obrigada queridos (as) irmãos e irmãs.

Mostrou o amor e o perdão

Mostrou o amor e o perdão
Caridade da doação

Prece de Cáritas

Prece de Cáritas
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade.Deus dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito Verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.Senhor que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste, piedade senhor para aqueles que não os conhecem e esperança para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz,a esperança e a fé. Deus, um raio uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra,deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.Um só coração, um só pensamento subirá até vós,como um grito de reconhecimento e de amor.Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! bondade oh! beleza oh! perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fara´das nossas almas o espelho onde se refletirá a vossa imagem. Que assim seja!