segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Paz

Que possamos exercitar a paz e conquistá-la nesse novo ano. 

Feliz Novo Ano com reflexões e ações

http://futurotaqui.blogspot.com.br

"... A criança aprende, mais por experiência do que por erro, mais por prazer do que pelo sofrimento, mais pela experiência do que pela sugestão e a dissertação, e mais por sugestão do que por direção. E assim a criança aprende pela afeição, pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por ser" 

Frederck Molffett

Refletindo sobre esse aspecto e pensando como encontram-se nossas famílias em decorrência de consciência social, humana e organizacional; onde nossos governantes encontram-se focados em manter uma postura que pareça aos nossos olhos "mídia" que estão administrando bem nosso bem em comum; uma sociedade que tem demonstrado solidariedade com algumas injustiças humanas sociais, tragédias naturais e se juntam para oferecer apoio de acordo com o que conseguem ajudar; então me vejo em um meio contraditório pois o mesmo ser humano que se revolta com as precariedades sofridas por consequências do poder governamental, também não faz a diferença em seu modo de agir para mudar principalmente na hora do seu voto. Se todos deixassem de votar uma única vez, aquela quantidade de pessoas que foram para as ruas, se elas deixassem como protesto nossas urnas sem resposta, será que seria um silêncio barulhento na cabeça dos nossos governantes?

Crianças ficando órfãs todos os dias por mãos que se julgam no direito de fazer a sua ideia de justiça. Pois criam o seu próprio deus e ditam sua própria regra. Corrupção passiva e ativa sem fazer esteriótipos do rico e do pobre, cada um fazendo a mesma coisa de acordo com suas necessidades. Nossas crianças aprendem fazendo e por exemplo elas se moldam. Então fico pensando se famílias consumistas, materialistas, vaidosas, orgulhosas, interesseiras, oportunistas, desagregadoras...etc; essas famílias geram sementes que vão ser o futuro universal. É uma corrente que nos liga por interesses de convivência e vivencias.
O planeta é a nossa casa, os países são a extensão de cidades que agregam uma teia familiar de conhecidos, parentes, amigos, irmãos.
Então o que esperar das nossas crianças e o que estão fazendo nossos governantes confortáveis em seus lençóis de seda, com suas refeições sofisticadíssimas, com suas férias e de seus filhos em lugares paradisíacos, a seus jatos velozes, aff....
Para eles os problemas não estão acontecendo entra ano e sai ano...não vai mudar...."NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR".
Pelas nossas crianças vamos ter a consciência e nos instruir do que podemos melhorar e sem violência e ignorância transformar o que é nosso em um lugar melhor para se viver. 
Não tem a ver com religião, credo, doutrina, tem a ver com caráter, educação e é por isso que as famílias vão mal e as escolas também.      O governo fala a mídia manipula e pronto. A gente aceita e diz amém.
O governo não tem interesse em pessoas instruídas e com caráter pois quem vai sustentar a teia de corrupção se entrar pessoas honestas lá?

Gente vamos pensar só um pouquinho em nossas crianças que estão nesse emaranhado de exemplos e influências não boas. São tratadas com desafetos, desamor, desânimo, desdém e tantos sentimentos voltados para o desequilíbrio da inteligencia emocional de cada uma delas.  
Vamos crescer intimamente e fazer diferente. Uma ação consciente leva a outra e outra e assim alguma coisa vai desabrochar desse solo molhado do sangue e do suor de muitos inocentes...a Terra pede paz.
Feliz Novo Ano. Pense será só uma questão de números se quiser coisas boas, novas, construa, semeie, pratique e colha, compartilhe e prospere. Pelo menos tente. Acredite.
By luzanin.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Neuroplasticidade....você, eu, nós podemos mudar SIM

Neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro possui de ao ativar novas conexões sinápticas, habilitar-se para mudanças de sua estrutura e função. O cérebro torna-se mais maleável, flexível, adaptado e capacitado para diferentes habilidades e competências. A ativação das conexões neurais tem como resultado criar, reforçar novas estruturas e reprogramar a mente. O treinamento mental com atenção e intenção e foco ao ativar sinapses, cria infinitas possibilidades e facilita o aprendizado e memorização. Ao aprender a usar neuroplasticidade cerebral conscientemente, você adquire a chave para o equilíbrio da mente e do corpo. Esse treinamento feito com prática diária, repetição, fora de rotina e com experiências novas ligadas a emoção, cria espaço para o aprendizado e paradigma diferentes e estimula o cérebro a promover a neurogênese (formação de novos neurônios, principalmente no hipocampo). A neuroplasticidade tem o poder de desativar vivências, memórias negativas, reativas e pessimista e redesenhá-las para positivas, proativas e otimistas. 
Eduardo Carlos da Silva- Neurocirurgião e Coach.
Diário da Região, 22 de dezembro de 2013; São José do Rio Preto, SP.
http://www.diarioweb.com.br

Neuroplasticidade pelo pesquisador Daniel Goleman



Daniel Goleman  é autor de mais de 10 livros, psicólogo, especialista nas ciências do cérebro e um jornalista científico. 




Não podemos deixar um dia sequer a pesquisa de lado. As coisas mudam o tempo todo e estar atualizado com essas mudanças é minha prioridade, por isso acompanho o mestre.

E ele escreveu recentemente um artigo em seu LinkedIn:

“Eu ouço muitas vezes as pessoas dizerem: "Eu sou o tipo de pessoa que ..." ou "Eu não sou uma pessoa extrovertida".  Comentários que sugerem que eles estão resignados a não mudar a sua autopercepção - independentemente se é imprecisa ou autodestrutiva”

Goleman continua:
“Dr. Richard J. Davidson aborda as possibilidades do uso de nossas experiências para mudar a nossa autopercepção, e positivamente treinar os nossos cérebros”

Nota: Dr. Davison em 2008 fundou o Centro de Investigação de Mentes Saudáveis, um centro de pesquisa dedicado ao estudo das qualidades positivas, como a bondade e compaixão. Ele atua no Conselho Consultivo Científico do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro em Leipzig desde 2011-2017 e como Presidente da seção de Psicologia da Associação Americana para o Avanço da Ciência 2011-2013.

“O que muitas vezes é referido quando falamos dessa forma, são as diferenças que percebemos em nós mesmos, em nossas reações emocionais, a maneira como reagimos à adversidade, e o tipo de humor que muitas vezes habita. E estas são as diferenças que existem entre as pessoas. Eles fazem parte de um guarda-chuva que chamamos de 'estilos emocionais'. É uma das coisas que dá à vida um monte de cores” – comenta Dr. Davison.

Ainda complementando, ele nos mostra que ás vezes, essas variações podem serdesconfortáveis. Podem resultar em sofrimento por não mudarem suas imagens. Estas são todas as variações que estão associadas a determinados circuitos cerebrais.

A ideia da neuroplasticidade é simplesmente que o cérebro muda em resposta àexperiência, em resposta anossas ações. Muda em resposta a nossos relacionamentos. Ele muda em resposta a um treinamento específico, conclui.

Estas atividades irão moldar o cérebro, e podemos tirar proveito da neuroplasticidade e realmente desempenhar um papel mais intencional na formação de nossos próprios cérebros de maneira que possa promover a saúde, cultivando o bem-estar.




Pesquisas recentes indicam que apenas duas horas engajando-se em um jogo de vídeo pode realmente mudar estruturalmente seu cérebro. Isso ressalta quão extraordinariamente dinâmico nossos cérebros são, e constantemente sendo moldado desta maneira e de outras maneiras. 

“Na maioria das vezes nós não estamos cientes de como nossos cérebros estão sendo moldados pelas forças que nos rodeiam – chama atenção, Dr. Davison”

“As pesquisas mais recentes indicam que muitos mecanismos diferentes de neuroplasticidade persistem durante toda a vida, e um dos mecanismos mais importantes de plasticidade é o crescimento de novas células cerebrais reais”

“Um adulto médio gera algo entre 5 a 10 mil novas células a cada dia. Isso acontece ao longo da vida, até o último dia. Estas células desempenham um papel muito importante na plasticidade”

Esse é um resumo do que Dr. Davison ressalta apresentado no artigo de Daniel Goleman como uma nova escolha de perceber melhor nossas experiências, não deixando a cargo do “destino”. Podemos mudar!!Temos esse poder de escolha! E como ele mesmo frisou no inicio de texto, essa mudança DÓI, dói muito! Mas precisamos insistir.


Esse é o motivo de desistirmos na primeira tentativa – a dor da RE-programação. A neuroplasticidade é como o primeiro dia de academia após intenso exercício físico. No dia seguinte os músculos vão reclamar, o cérebro vai exigir que você pare com tal “sacrifício”, mas você terá que lembrar SEMPRE que é vocêque está no controle e é você quem dita as regras e todo resto se adapta naturalmente...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Boa leitura


Ganhei da minha orientanda esse exemplar maravilhoso lançamento pela minha professora da pós em Equoterapia.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Luz na escuridão...PRECE





Que eu não perca… – Chico Xavier
Que eu não perca….
Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo sabendo que as rosas não falam…
Que eu não perca o OTIMISMO,
mesmo sabendo que o futuro
que nos espera pode não ser tão alegre…
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER,
mesmo sabendo que a vida é,
em muitos momentos, dolorosa…
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo,
eles acabam indo embora de nossas vidas…
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS,
Mesmo sabendo que muitas delas são incapazes
de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda…
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo
que inúmeras forças querem que eu caia…
Que eu não perca A VONTADE DE AMAR,
mesmo sabendo que a pessoa que
eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim…
Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR,
mesmo sabendo que muitas coisas
que verei no mundo escurecerão os meus olhos…
Que eu não perca a GARRA,
mesmo sabendo que a derrota e a perda
São dois adversários extremamente perigosos…
Que eu não perca a RAZÃO,
mesmo sabendo que as tentações da vida
são inúmeras e deliciosas…
Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA,
mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu…
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO,
mesmo sabendo que um dia os meus braços estarão fracos…
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VIVER,
mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos
e escorrerão por minha alma…
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA,
mesmo sabendo que ela muitas vezes
me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia…
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração,
mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado…
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE,
mesmo sabendo que o mundo é pequeno…
E acima de tudo…
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!
Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um
é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois…
A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS
E CONCRETIZADA NO AMOR!

Chico Xavier

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Encerramento e começo

Enfim é isso....encerrando o ano com o dever cumprido em minha graduação de psicologia. 
Primeiro ano feito e aprovada. Feliz por mais essa conquista...♥
Ninguém me disse que ia ser fácil...
Nas entrelinhas da vida aprendo todos os dias que estar evoluindo é administrar os problemas todos os dias.
Ah...a vida não é isenta de problemas.
Eles são para uso nosso como ferramenta de evolução...ficam do tamanho proporção que damos a eles. 
Se no momento crucial só nos focamos no furacão do problema, vamos giropiar sem 
rumo e ficar tontos...por fim vamos cair ou sair desesperados ansiando por fuga. Aprendi que é melhor ficar e me estruturar humanamente em meus sentimentos e emoções buscando o que pode melhorar...assim estarei administrando 
minha inteligência emocional...tão crucial para me equilibrar em todos os momentos.
Não devo me iludir os problemas hão de vir....então eu me trabalho para quando eles chegarem...
Aproveitando os momentos de calmaria e felicidade para armazenar forças e continuar.
Obrigada pelas visitas...pelos compartilhamentos...pelo carinho.
Desejo a todos vocês seguidores e visitantes um Natal feliz com um Ano Novo
próspero de muitas felicidades, saúde, sucesso, dinheiro, amor, paz, luz, amizades, proteção, coragem, esperança e fé. 
By luzanin.

EU


RecadosOnline

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

Skinner

Skinner
Comportamental ♥

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Psicanálise ♥

Psicanálise ♥
Sigmund Freud

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Primeira Infância...♥

Primeira Infância...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

Escola da Ponte

"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.

SIMPLES ASSIM....

SIMPLES ASSIM....

Amo Psicologia

Eu sigo

Agenda dos blogs

contador visitas blog

IMPORTANTE:

Todas imagens aqui postadas e várias mensagens são de autoria de outros blogs que sigo e de alguns lugares da internet. Algumas mensagens são de minha autoria. O meu ideal é a divulgação de assuntos, textos, artigos, mensagens, imagens ou seja tudo, que possa ajudar a elevar nossa energia e que nos faça sentir melhor, buscando a força em nosso Pai Maior e seus anjos. Se eu ofender a alguém com algum post sem ter dado o devido crédito peço perdão e por favor me comuniquem. (luedimar21@gmail.com)
Obrigada queridos (as) irmãos e irmãs.

Mostrou o amor e o perdão

Mostrou o amor e o perdão
Caridade da doação

Prece de Cáritas

Prece de Cáritas
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade.Deus dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito Verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.Senhor que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste, piedade senhor para aqueles que não os conhecem e esperança para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz,a esperança e a fé. Deus, um raio uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra,deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.Um só coração, um só pensamento subirá até vós,como um grito de reconhecimento e de amor.Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! bondade oh! beleza oh! perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fara´das nossas almas o espelho onde se refletirá a vossa imagem. Que assim seja!