sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Psicologia e Reflexão: Como lidar com as crises na vida a dois?

É preciso tentar de forma construtiva e criativa.
Feliz ou infelizmente, casamento e crise podem caminhar lado a lado. Não podemos manter um relacionamento duradouro se não enfrentamos as crises naturais que essa relação acarreta. Mas por que naturais? Não dá pra ter um relacionamento sem crises? Talvez alguém em algum lugar conheça um jeito, mas na minha opinião não, não dá. Relacionamento é uma coisa dinâmica, envolve duas pessoas - e as pessoas mudam constantemente. Então, as crises são decorrentes desses inúmeros momentos de mudança que a vida nos apresenta.
Não se diz que quando pensamos que encontramos todas as respostas a vida vem e muda as perguntas? Pois é, com casamento também é assim. Quando parece que encontramos uma fórmula, um jeito perfeito de nos relacionarmos com aquela pessoa com o mínimo de conflito, alguma coisa acontece pra chacoalhar a relação. Porém, a boa notícia é que é possível passar por esses momentos de maneira construtiva e criativa, sem ter que viver intenso sofrimento e dores intermináveis, mas com maturidade e equilíbrio. E o melhor é que a relação tende a sair dessas fases mais amadurecida, mais completa e mais feliz.
Na íntegra: http://www.personare.com.br/como-lidar-com-crises-no-casamento-m1443

Psicologia e Reflexão: Em pauta o casamento

Casamento: a lógica do um e um são três
Costumo dizer que todo fascínio e toda dificuldade de ser casal, reside no fato de o casal encerrar, ao mesmo tempo, na sua dinâmica, duas individualidades e uma conjugalidade, ou seja, de o casal conter dois sujeitos, dois desejos, duas inserções no mundo, duas percepções do mundo, duas histórias de vida, dois projetos de vida, duas identidades individuais que, na relação amorosa, convivem com uma conjugalidade, um desejo conjunto, uma história de vida conjugal, um projeto de vida de casal, uma identidade conjugal. Como ser dois sendo um? Como ser um sendo dois? Na lógica do casamento contemporâneo, um e um são três, na expressão de Philippe Caillé (1991). Para Caillé, cada casal cria seu modelo único de ser casal, que ele chama de "absoluto do casal", que define a existência conjugal e determina seus limites. A sua definição de casal, contém portanto os dois parceiros e seu "modelo único", seu absoluto.
Isto a que Caillé chama de "absoluto do casal" é o que denomino de "identidade conjugal", e que na literatura sobre casamento e terapia de casal é designado, de um modo geral, como conjugalidade.
Artigo na íntegra:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200014&lng=pt&tl

Opinião de uma mãe especial.

A mídia tem um histórico de manipulação de informações de acordo com interesses da classe dominante, o que envolve política, poder e fatores de assuntos sociais que mascaram a realidade.
 Por outro lado existe a possibilidade de ser usada como ferramenta informativa nas causas sociais que precisam de apoio para serem divulgadas e esclarecidas. Vale analisar os dois lados da moeda, não confundir a realidade com a ficção e nem deixar de acreditar na magia da doação do amor que cuida e se importa. Respeito todos merecem.
Depoimento de uma mãe especial: o outro lado.
É impossível não ser tocada por um personagem de novela quando o mesmo aborda um tema que está ligado diretamente a você.
Assim as pessoas vão falando sobre os personagens... o que pensam e no que acreditam...
O que vejo é que as pessoas parecem esquecer que novela é ficção e que por sinal tem retratado muito bem a vida real...
A situação de Linda que muitos dizem não ser assim, pode ser real em algum outro lugar... Existem autistas que são muito mais conscientes sobre a realidade do que muitas pessoas tidas como "normais". Isso depende de muitos fatores... Se essas pessoas e suas famílias tiveram mais acesso a recursos e tratamentos para obter resultados melhores não importa porque o que tem se discutido é se eles são capazes ou não e a resposta é sim, eles são capazes!
O que deve ser considerado é que TODOS nós somos seres únicos com limitações portanto cada ser mesmo submetido ao mesmo tratamento vai responder de uma maneira diferente e tem autistas que nunca chegarão perto de ser como a Linda.
Tem um documentário que passa constantemente no Discovery Channel que me surpreendeu por mostrar autistas daqueles que as pessoas olham e dizem: Esses caras são malucos! mas que se comunicam por meio de um software e dizem coisas que provam que dentro daqueles corpos estranhos existe um ser humano que só deseja ser aceito com suas diferenças. Infelizmente não consegui localizar o vídeo...
Mas o que quero dizer é que as vezes as dificuldades, a demora nas evoluções das crianças nos levam a acreditar que será daquela maneira para sempre, que não há saída para nossos filhos mas eu acredito plenamente na possibilidade de desenvolvimento das crianças com deficiência... as vezes o que falta é apenas descobrir a maneira mais eficaz de estimular, de cuidar, de tratar... que será diferente para cada um...
Muitos pais dizem: Meu filho é grave, ele não consegue... eles não percebem mas essa é uma maneira de limitar o potencial do filho...
Outros pais dizem assim: Meu filho não tem diagnóstico, ninguém sabe como tratar... mas o que acontece também (muito) é que quando encontram um diagnóstico pensam: poxa, meu filho nunca vai conseguir... isso quando os próprios profissionais não falam isso para os pais...
O fato é, com ou sem diagnóstico as dificuldades existem e essas podem ser identificadas independente de se ter um diagnóstico ou não e a partir do momento em que se identifica uma dificuldade deve-se pensar: O que posso fazer para ajudar meu filho a superar essa dificuldade?... e em seguida agir.
Para aqueles que pensam assim, que acreditam e tentam, existe a possibilidade de conseguirem o que parecia ser impossível mas para aqueles que desde o início pensam que não há possibilidade de melhora, a esses resta apenas continuar com as limitações, que poderão piorar com o tempo...
E sobre o romance da Linda e do Rafael que mais parece um anjo de terno, coisa impossível de existir não é?... Pra mim não! Quem conhece minha história sabe que fui mãe do Lucas no seu período de vida mais crítico sozinha enquanto seu pai curtia as baladas, as mulheres, as bebidas... não nos auxiliava com nada, enquanto eu só queria que minha vida acabasse logo de vez porque eu não aguentava mais, então ele voltou e hoje posso dizer que ele é meu Rafael e sem ele, nem sei o que seria... mas tenho certeza, não conseguiria estar aqui escrevendo... se vai durar pra sempre, não interessa, porque hoje a nossa realidade é essa! Uma família realizada!
E pra Linda e pro Rafael, que eles possam viver esse amor "utópico".
Que orgulho de ver essas duas grandes artistas utilizando nosso símbolo, que representa o amor e orgulho que temos por nossos entes queridos e diferentes!
Muito obrigada Bel Kutner, Bruna Linzmeyer, Sandra Corveloni e todos os demais artistas que apoiaram nosso projeto. Em nome da família Yamashita e todas as demais famílias que lutam por respeito as suas diferenças.
http://umamaeespecial.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Curso de Capacitação Entendendo o Autismo

Data: 13,14 e 15 de Fevereiro de 2014.

Horário:

Dia 13 das 19:00 às 22:00 horas.
Dia 14 e 15 das 08:00 as 17:00 horas.
Carga Horária: 40 horas
Valor: R$ 250,00 ( Dividido em duas vezes)
Cofee Break e Material Didáticos Multimídia Inclusos.
Prof. Dr. José Raimundo Facion - PHD em TEA: Doutor e Pós Doutor no Departamento de Neuropediatria e no Instituto de Pesquisa sobre autismo na Universidade de Münster, Alemanha. 







  • Ms. Silvana Christiane: Psicóloga, Professora e Cuidadora de autistas

Público Alvo:

  • Médicos, Piscicólogo, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas, Ocupacionais, Pais e Outros Profissionais que trabalham com autistas.

Maiores Informações com Raquel

  • Fones: (17) 3011-2090 / (17) 99267-4343 São José do Rio Preto- SP
    E-mail: autismoriopreto@gmail.com  


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bullying...


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de pré-selecionados para o Oscar 2013 de Melhor Documentário. Estar entre os 15 pré-nomeados deve ter dado muita alegria aos cineastas envolvidos, afinal os filmes foram escolhidos entre mais de 120 produções qualificadas para a categoria. Os cinco finalistas serão divulgados oficialmente no dia 10 de janeiro de 2013.  O documentário Bullying, que investiga as causas e efeitos da violência física e psicológica nas escolas dos Estados Unidos, foi destaque entre os indicados. Vale a pena assistir.
http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-101890/
Bullying, de Lee Hirsch

AUTISMO, PRECISAMOS ESCLARECER!

BLOG FUTURO ESTÁ AQUI: AUTISMO, PRECISAMOS ESCLARECER!:   https://www.facebook.com/comissaode.direitosdapessoadeficiencia Publicado em 23 de janeiro de 2014 Nós, da Associação Brasileira d...

Esclarecendo algumas questões sobre a personagem da novela com a realidade cientifica.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tenha uma boa reflexão e um bom fim de semana!

Sobre o violentar-se...

Quando foi a última vez em que você não se violentou?
Todos nós, em alguns momentos, dizemos sim contrariados, 
dizemos não nos sentindo culpados,
 aceitamos uma situação por medo do que aconteceria caso
 não aceitássemos esta situação. 
 "MEDO"
Penso que por trás de toda violência existe medo - animais atacam por medo, 
nós agredimos outras pessoas por medo. E nós nos agredimos por medo. 
O que o outro vai pensar, o que o outro vai dizer? 
Associamos de tal forma nosso valor próprio ao feedback 
das outras pessoas que não ser aprovado, 
valorizado ou reconhecido pelo outro tem o poder de fazer com o que 
NÓS sentimos por NÓS MESMOS mude diante de um aplauso,
uma vaia, um queixo franzido...
" Nós somos luz."
 Estamos temporariamente neste veículo carnal porque ele é necessário para 
podermos ter experiências aqui, neste plano.
Mas absolutamente tudo o que existe é exatamente isso: experiência. 
O modo como você recebe a opinião das pessoas, 
o modo como se sente em relação a si mesmo 
diante de uma crítica: são percepções.
Nada disso é real, apenas a experiência é real. 
Não se perca nas imagens que você enxerga através de filtros 
que vêm criando sua realidade de modo inconsciente.

Flávia Melissa
 http://passarinhosnotelhado.blogspot.com

De acordo com especialistas Linda, a autista da novela, não deve namorar...

BLOG FUTURO ESTÁ AQUI: Linda, a autista da novela, não deve namorar, dize...: Pessoas com graus mais severos do transtorno, como a personagem de 'Amor à Vida', podem ter dificuldade de ler expressões faciais e...

Questões como está deveriam ser colocadas para melhor esclarecimento da sociedade para que haja um direcionamento sobre o cientifico e o fictício. Tem pessoas que estão achando que ela representa super bem o papel de autista, mas e as questões que são tratadas na novela são realmente vivenciadas da forma colocada?

Mitos e verdades. Vale a pena pesquisar e se informar para conhecer e diferenciar o real da novela.

Abraço.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Informações sobre os benefícios da Equoterapia

Claudia Mota (Instituto Passo a Passo Itatiba)

Pós Graduação Gabriele Brigite Walter (Rancho GG Ibiúna)


Meu trabalho na Equoterapia

Com o objetivo de focar o atendimento aos distúrbios de aprendizagem, o papel do pedagogo e psicopedagogo na equoterapia se faz na mediação por estratégias para o trabalho com as habilidades cognitivas, consideradas as bases da aprendizagem. Considerando todas as especificidades dos praticantes de acordo com cada caso, são considerados os aspectos das habilidades já desenvolvidas e as que podem vir a se desenvolverem, através dos estímulos recebidos e trabalhados dentro da equoterapia.
 É feita uma avaliação pedagógica e também multidisciplinar através de uma ficha composta por perguntas sobre as funções sensoriais (visão, olfato, paladar, tato e fala), equilíbrio (manutenção da cabeça erguida, caminhar sem arrastar os pés, andar em linha reta), atividades autônomas (lavar as mãos sozinho, usar vaso sanitário adequadamente, usar talheres, vestir-se e despir-se sozinho, amarrar os sapatos sozinho), aspectos psicopedagógicos (nível de aprendizagem, relacionamento escolar, reconhecimento de letras, cores, formas geométricas, raciocínio lógico matemático e manuseamento de lápis), aspectos de lateralidade (igual e diferente, pequeno e grande, esquerda e direita, em cima e em baixo, atrás e frente, perto e longe) e aspectos sociais (círculo de amizade, relacionamento familiar, com amigos, obediência, frequência a locais públicos). Constam também aspectos do desenvolvimento motor, como controle cervical, controle do tronco, tempo que engatinhou, andou e falou.
Essa avaliação acontece por meio de uma equipe multidisciplinar tendo uma pedagoga e psicopedagoga, uma psicóloga e três fisioterapeutas. 
São colhidos relatos dos responsáveis, resultados de exames pertinentes ao caso e são feitas observações durante a avaliação do praticante pela equipe, que interage com alguns propósitos para melhor visualização e interpretação do que está sendo falado com o comportamento do mesmo. 
Escolhido o profissional que deverá conduzir o tratamento nas sessões dá-se o inicio no caso do pedagogo e psicopedagogo da mediação. O mediador é quem se interpõe entre aquele que aprende e o mundo dos estímulos, dando significado destes ao praticante.
Através de estratégias, elaboradas a partir dos critérios de mediação, são trabalhadas habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem, neste caso: atenção, percepção, noção espacial, noção temporal, lateralidade, imagem e esquema corporal, desenvolvimento emocional (inteligência emocional e conhecimento de si).
Como critérios para a mediação se descreve: intencionalidade (os objetivos da mediação), reciprocidade (a resposta do praticante), significado (finalidade da tarefa), transcendência (associação da atividade atual com outras já realizadas), competência (ajuda do mediador para o desenvolvimento da autoconfiança), autorregulação e controle do comportamento, compartilhamento (pontuação sucessos e fracassos), individuação (encorajamento do próprio potencial do praticante), planejamento de objetivos (facilitação do crescimento), desafio (superação do medo); automodificação (responsabilidade sobre as próprias mudanças). Nas sessões são alternados os critérios e as estratégias de acordo com o comportamento responsivo do praticante. Os atendimentos devem ter um toque lúdico e afetivo com clareza nos enunciados dos comandos. 
Supervisões periódicas são feitas com a equipe sobre as evoluções e sobre ajustes de acordo com a necessidade de mudanças. A equipe passa a incluir família, escola e os profissionais de outras terapias feitas pelo praticante, junto aos médicos envolvidos com o mesmo.

Conduzo o meu trabalho com a formação da pós em equoterapia pelo Rancho GG da Gabriele Walter e com o PAEDA (Programa de Atendimento Equoterápico nos Distúrbios de Aprendizagem) da Claudia Mota do Instituto Passo a Passo. Orientação e parceria na Estância Jockey Clube com a Proprietária responsável Adriana Ganança, fisioterapeuta e psicóloga, especialista em Fisioterapia Neurológica e em Equoterapia.

Colly parceira


 Meu trabalho não deveria se chamar trabalho, pois me dá um prazer enorme fazer o que faço.

Meus pensamentos e eu....

E os dias vão passando com muito trabalho, estudo e fé. Essa fé na confiança de que na administração dos problemas vamos encontrando as soluções das dificuldades. Então coragem para todo dia e esperança para não perder a fé.
Luzanin- 21/jan/2014.

Programa pela igualdade de direitos às pessoas com deficiência intelectual

BLOG FUTURO ESTÁ AQUI: SP lança programa pela igualdade de direitos às pe...: Com o objetivo de reconhecer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e garantir a igualdade de oportunidades à esse públic...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Como organizar uma classe especial...

Dica muito boa da nossa amiga Maristela do blog pra gente miúda
http://www.pragentemiuda.org

Resumimos abaixo as principais questões da organização da sala especial. Espero que seja útil para quem vai trabalhar o tema este ano.
Aprendizado
  • A situação de aprendizado ocorre em uma mesa para duas pessoas, na qual professor e aluno geralmente sentam-se um em frente ao outro.
  • A mesa e os materiais devem estar organizados de forma que o aluno compreenda comfacilidadeo que deve fazer.
  • Antes de dar as instruções, o professor deve certificar-se de que o aluno esteja o mais atento possível. A hierarquia de instruções pode ser a seguinte:Comunicação visual, ou seja, a organização dos materiais por si só fornece a indicação do que deve ser feito.Apoioverbal, instrua verbalmente o aluno de forma clara e concisa.Demonstração, se o aluno não compreendeu a proposta de trabalho por meio da organização dos materiais e do apoio verbal, você deve executar a atividade na frente dele, devagar e com clareza, e verificar se depois disso ele tenta executar a tarefa. Por último, se as opções anteriores tiverem falhado,apoieo aluno na execução correta da tarefa.
  • O professor deve utilizar a linguagem no nível de compreensão da criança e utilizar a comunicação verbal mínima necessária para cada situação de aprendizado.
  •  O professor deve estar atento para não permitir que o aluno responda de forma incorreta, indicando e apoiando sempre que necessário.
  • O professor deve reagir de maneira consistente a problemas de comportamento do aluno, evitando, sempre que possível, que esses problemas apareçam.
  • O professor deve preocupar-se em deixar à disposição de cada aluno recursos por meio dos quais ele possa pedir ajuda.
Trabalho independente
  • A sala deve ser organizada e identificada de modo que o aluno possa dirigir-se sozinho ao local de trabalho independente;
  • A sala deve ser organizada de forma que o professor possa visualizar com facilidade todos os alunos que estão executando, em suas mesas, um trabalho independente;
  • As atividades de trabalho independente devem estar disponíveis ao lado das áreas de trabalho (sempre à esquerda). Para isso, muitas vezes, coloca-se uma pequena estante ou mesa mais estreita aonde possam ser colocadas as atividades que vão ser executadas pelo aluno;
  • A mesa de trabalho independente muitas vezes é colocada em frente a uma parede por dois motivos: eliminar todos os fatores que possam desviar a atenção do aluno e permitir que se fixe um painel na parede, sempre que for compreensível para o aluno, que indique as atividades que vão ser executadas, a ordem de execução e para onde o aluno deve dirigir-se ao terminar a execução das atividades propostas;
  • Cada aluno da sala de aula pode ter uma mesa de trabalho independente ou pode passar mais de um aluno por uma mesma mesa. Nesse caso, o painel em frente à mesa, se houver, poderá ter uma linha de fotos para cada aluno. Essa linha, terá afotodo aluno e as atividades que ele deverá executar;
  • Quando possível, os materiais devem estar em um local centralizado com informações para que os alunos possam localizá-las;
  • Devem existir indicações claras de onde colocar a tarefa depois de terminada.
O descanso
  • O local de descanso deve ser distinto do das áreas de trabalho, e facilmente identificável;
  • O descanso corresponde ao intervalo entre os trabalhos realizados. O professor deve identificar o melhor tempo de trabalho e de descanso para cada aluno;
  • Não é permitido ao aluno deitar no chão, destruir materiais, ou invadir o espaço de outro aluno, no espaço de descanso;
  • Sempre que possível, os brinquedos disponíveis no descanso devem estar fora do alcance da criança, que deve dispor de meios para pedir que alguém pegue pra ela o brinquedo desejado.
A rotina diária
  • Deve ser organizada de forma a ser adequada para cada aluno;
  • Deve estar clara para o professor e ser claramente comunicada para cada aluno.


Cavalo, Psicologia e Equoterapia

Cavalo, Psicologia e Equoterapia

Autismo & Equoterapia

Autismo & Equoterapia

Lei aprova psicopedagogos e psicólogos nas escolas públicas juntos

Para ver na integra:  http://www.senado.gov.br/atividade/Materia/getPDF.asp?t=143704&tp=1

Mantra e imagens para energização positiva


A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS.

SABER EDUCAR:
A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS.

NESTA ULTIMA POSTAGEM D...
: A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
NESTA ULTIMA POSTAGEM DO ANO 2013 QUERO ASSIM ME EXPRESSAR...
Esperamos em nosso Brasil uma educação...

NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO

ALMA DE EDUCADOR: NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO: Neurociência e os transtornos de aprendizagem Marta Relvas (RJ) - bióloga, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comporta...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Elas Organizam e fazem Bonito - Prateleiras!

Casa - Decoração - Reciclados: Elas Organizam e fazem Bonito - Prateleiras!:
Hoje o tema é prateleiras, praticas, decorativas, simples ou estilosas,
  organizadoras e funcionais. Elas são ótimas ...

Menino autista desacreditado por médicos

BLOG FUTURO ESTÁ AQUI: Menino autista desacreditado por médicos é cotado ...:
 Menino autista gênio da física é cotado para um dia levar Nobel.
 Médicos diziam que ele provavelmente não aprenderia a ler. Hoje, especiali...

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 [ Aplicativo Arianna ajuda deficientes visuais a andar em ambientes fechados ]
 Projeto foi inspirado em um história da mitologia grega e cr...

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 curso de Engenharia Civil terá a cadeira em seu programa curricular
 Por Adriana Mugnaini A legislação brasileira determi...

Mães de autistas criticam personagem Linda na novela

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 Na reta final de "Amor à Vida", nem as pegações de Michel (Caio Castro) e
 Patrícia (Maria Casadevall) conseguiram ofuscar o roma...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Frases que gosto de ler e refletir de Abraham Lincoln

Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.

Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal.
 Eis a minha religião.

Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.

Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.

Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda.

Nenhum homem jamais se perdeu em uma estrada reta.

Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje.

Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado;
 minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo.

Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais

Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.

Não fortalecerás os fracos , por enfraquecer os fortes.Não ajudarás os assalariados, 
se arruinares aquele que os paga. Não estimularas a fraternidade, 
se alimentares o ódio.

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. 

E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. 
É a vida nos seus anos.

"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos.
 Essa é a proposta de um ser humano integral.




Quem já não fez alguma dessas coisas ou todas elas?

Clarice Lispector


Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram...  Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!
clarice lispector

Não sei (Cora Coralina)

Não sei - Cora Coralina

Não sei ... se a vida é curta
ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita.

Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
não seja curta,
nem longa demais
Mas que seja intensa
Verdadeira, pura ...
Enquanto durar.

Já parou pra pensar???


Cecília Meireles

Esse poema ajuda a refletir como a criança também vive suas escolhas e é a nossa postura pensando sobre essas escolhas com elas que ajudará que façam as suas próprias escolhas com responsabilidade e bom senso.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ubuntu

Ubuntu, uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver

Você sabe o que significa ubuntu?

África, a casa de todos nós. O primeiro homem foi africano, por isso, entender esse continente é entender um pouco o que somos. Cinquenta e três países, quase 900 milhões de habitantes, mais de mil idiomas. Vamos conhecer, então, o significado de uma palavra que é usada em vários países da África?

UBUNTU  

Contam que um antropólogo estava estudando os usos e costumes de  uma triboda África chamada Ubuntu e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo e ele resolveu propor  uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.


 Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro, ganharia todos os doces que estavam lá dentro.


 As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.


O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu", tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
  

 Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!

Tua Essência














Beleza...fugaz...
sempre relativa,
efêmera, quando exterior,
eterna, quando interior...
Olho teus olhos, tua boca,
teus cabelos, teu corpo...
és aparência
que aprecio, mas não venero...
Sei que é passageiro, casual...
O que em ti, amo,
vai muito além...
Amo teu espírito,
teu coração, o invisível
que habita dentro de ti...
por este sou encantada,
completamente  enamorada...
É tua essência
que em  meu etéreo coração,
eternamente faz  morada...

Curiosidade

Dia da Liberdade de Cultos - 07/01



A liberdade de culto 
representa um 
avanço humanitário,
 visto ser o respeito
 pela crença alheia 
extremamente necessário
 nas relações existentes 
entre as pessoas.


Jorge Amado foi um escritor que se preocupou com a liberdade religiosa. Pode-se observar isso não só em suas obras - caracterizadas pela miscigenação étnica e de crenças, sobretudo as de origem africana -, mas também em sua vida política. Quando era deputado federal, Jorge Amado apresentou um projeto de lei à Assembléia Constituinte de 1946, o qual, depois de aprovado, tornou-se a Lei da Liberdade de Cultos.
A liberdade de culto representa um avanço humanitário, visto ser o respeito pela crença alheia extremamente necessário nas relações existentes entre as pessoas. Quando se oferece respeito e se concede liberdade, ganha-se também o direito de usufruí-los.
No Artigo 1o da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade". Esse artigo traduz a necessidade de se agir fraternalmente, sobretudo com relação às diferentes religiões. O respeito pela crença alheia é, dessa forma, um ato fraternal e moralmente necessário.
No Artigo 2o, lê-se: "Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição". Pode-se perceber nesse trecho que a liberdade de pensamento e, inserida nesta, a liberdade de religião são direitos de todas as pessoas; não lhes devem ser restringidos, pois, os direitos e liberdades garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Embora esses direitos sejam inalteráveis, ainda existem agressões entre pessoas, grupos e nações, por causa da intolerância religiosa e da inobservância dos direitos humanos.

EU


RecadosOnline

Ziraldo/Comênio/Rubem/Pacheco/Pestalozzi

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Skinner

Skinner
Comportamental ♥

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Aaron Beck, psiquiatra e preconizador da Terapia Cognitiva

Psicanálise ♥

Psicanálise ♥
Sigmund Freud

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Só uma professora muito maluquinha sabe ver em toda situação uma oportunidade.

Primeira Infância...♥

Primeira Infância...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

A mediação do professor deve respeitar o tempo da criança...♥

Escola da Ponte

"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.

SIMPLES ASSIM....

SIMPLES ASSIM....

Amo Psicologia

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IMPORTANTE:

Todas imagens aqui postadas e várias mensagens são de autoria de outros blogs que sigo e de alguns lugares da internet. Algumas mensagens são de minha autoria. O meu ideal é a divulgação de assuntos, textos, artigos, mensagens, imagens ou seja tudo, que possa ajudar a elevar nossa energia e que nos faça sentir melhor, buscando a força em nosso Pai Maior e seus anjos. Se eu ofender a alguém com algum post sem ter dado o devido crédito peço perdão e por favor me comuniquem. (luedimar21@gmail.com)
Obrigada queridos (as) irmãos e irmãs.

Mostrou o amor e o perdão

Mostrou o amor e o perdão
Caridade da doação

Prece de Cáritas

Prece de Cáritas
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade.Deus dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito Verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.Senhor que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste, piedade senhor para aqueles que não os conhecem e esperança para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz,a esperança e a fé. Deus, um raio uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra,deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.Um só coração, um só pensamento subirá até vós,como um grito de reconhecimento e de amor.Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! bondade oh! beleza oh! perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fara´das nossas almas o espelho onde se refletirá a vossa imagem. Que assim seja!